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Sal e Sódio | Entenda a Diferença


Apesar dos termos serem usados indiscriminadamente, sal e sódio não são a mesma coisa. O sódio (Na) é um mineral que se liga ao cloro (Cl) para formar cloreto de sódio (NaCl), este sim o nosso sal de cozinha. O sódio, e não o sal em si, é o elemento diretamente relacionado com a hipertensão (pressão arterial elevada) e outros problemas como derrame cerebral, catarata, problemas renais e até mesmo casos de câncer gástrico (estômago). A principal fonte de sódio é o sal de cozinha, sendo também encontradas grandes quantidades em alimentos processados, como embutidos, enlatados, sopas e molhos prontos, azeitonas, picles, chucrute, oleaginosas, alimentos conservados com sal como bacalhau e o charque, bicarbonato de sódio e o molho shoyu. Alimentos industrializados podem ser fontes muito ricas de sódio. Por isso, devemos ficar atentos aos rótulos. A nova legislação obriga os fabricantes de alimentos e bebidas incluírem nas tabelas de informação nutricional, a quantidade de sódio presente, bem como o valor diário de referência por porção (VD). A ingestão diária recomendada para uma pessoa saudável seja de 2,4g (o equivalente a uma colher de chá de sal), verifica-se que o brasileiro consome entre 4-6g por dia. Desse total, cerca de 75% é adicionado durante o preparo do alimento, com o objetivo de preservá-lo ou para lhe dar sabor. O restante está presente naturalmente no alimento.

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